quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Retiro online - Segundo Dia



Olá, meu irmão, minha irmã!

Hoje é o segundo dia de nosso Retiro Online. Caminharemos juntos durante quarenta dias, orando e jejuando uns pelos outros. Você pode fazer o download desta reflexão no site que foi especialmente construído para esta ocasião. Partilhe com seus amigos e familiares para que todos tenham uma santa quaresma.

Hoje vamos meditar um pouco sobre o sofrimento. Quem de nós nunca sofreu? Um olhar um pouco mais atento irá perceber uma série de sofrimentos ao nosso redor: sofrimentos que vão desde uma simples frustração amorosa até a dor mais profunda de uma perda. Sofrimentos de uma doença ou debilidade física; sofrimentos mentais de uma depressão ou vício; sofrimentos sociais da indiferença; sofrimentos de abandono, como o Cristo pregado na Cruz!

A origem da palavra: sofrer deriva do Latim: “sufferre”, termo pelo qual os romanos designavam quem estava “sob ferros”, ou seja, acorrentado, submetido à força (fosse escravo ou prisioneiro). Neste sentido, o sofrimento significa a infelicidade contínua e intensa. Sofrer é, antes de tudo, estar submetido, escravizado, usado e abusado.  Aquele que sofre, não é livre, mas escravo!

Este era o meu destino. Este era o seu destino! O nosso destino... Escravizados, acorrentados, vivendo “sob ferros”, ou seja, presos aos grilhões da escravidão do pecado. Mas “Aquele que não conheceu o pecado, se fez pecado por nós”, para que fôssemos livres!

Mas, se somos livres, porque ainda há tanto sofrimento no mundo? Esta pergunta ecoa no coração humano há séculos. Sábios e filósofos procuraram-na responder, cada um a seu modo e eu não tenho a pretensão de lhe oferecer uma resposta.

Digo, com toda a humildade, que tudo o que sei, é que devo tomar a minha cruz e seguir firmemente as palavras de Jesus. Sabemos que não é fácil, mas ninguém disse que seria!

No mundo hedonista em que vivemos, o sofrimento causa horror. Assim, a imagem de Cristo flagelado gera repugnância e aversão àqueles que fazem do prazer o seu objetivo. Busca-se a felicidade a todo o custo e, mesmo aqueles que são de Cristo, se confundem ao proclamar: “o que importa é ser feliz”.

Agindo assim, caímos no erro da desvalorização e negação do sacrifício pessoal. Vejam que o sacrifício é o caminho oposto ao da busca desenfreada por felicidade e prazer. Todas as coisas nobres requerem um pouco de sacrifício. Por exemplo, para se tornar um bom músico, se faz necessário algum tipo de sacrifício: horas de estudo ao invés de diversão a todo o momento; algum esforço e certo desconforto inicial para adquirir uma boa postura – o que irá resultar em um som límpido e expressivo.  Isto também vale para outras profissões e para a caminhada espiritual. Sabemos que os frutos não nascem da noite para o dia e, aquele que cultiva o seu jardim, sempre colherá flores, ainda que tenha que suportar alguns espinhos.

Irmãos e irmãs, vejamos no Evangelho de hoje o que Jesus diz sobre o sofrimento:

“É necessário que o Filho do Homem sofra muitas coisas; seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas. Seja morto e no terceiro dia, ressuscite. Dizia a todos: se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia-a-dia tome a sua cruz e siga-me. Pois, quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á. Quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? (Lucas 9. 22-25) Palavra da Salvação!

A lógica de Deus nada tem a ver com a lógica humana. Na lógica humana pensamos: “tenho um Deus que tudo pode, logo, serei feliz e nada me acontecerá de mal”. Se seguirmos a lógica humana estaremos sujeitos à decepção, pois o convite de Jesus é que tomemos nossa cruz diariamente e o sigamos!

Meu irmão, minha irmã. Que nada o impeça de tomar a sua cruz; de ter coragem de levantar a sua cruz a cada manhã e seguir a Cristo, Jesus! Que Deus o abençoe neste segundo dia deste nosso retiro online; que você possa crescer na fé e acreditar que cada sofrimento pela causa de Cristo valerá a pena, pois quem perde sua vida a encontrará em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário