domingo, 26 de fevereiro de 2012

Retiro online - Sexto Dia


Olá, meu irmão, minha irmã!

Estamos iniciando o sexto dia de nosso retiro online. Durante quarenta dias estaremos meditando a Palavra de Deus e orando uns pelos outros. Como você sabe, estamos vivenciando o tempo da quaresma, que são os 40 dias que antecedem a Páscoa. Durante este tempo, a Igreja nos convida a orar mais intensamente e também a jejuar. A palavra jejum vem do Latim: “jejunos” e significa vazio. Jejum, portanto, não significa apenas ficar sem se alimentar, mas esvaziar-se de si, esvaziar-se de nossas paixões, nossas vaidades, nosso orgulho.

A Quaresma é, também, um tempo dedicado à prática da caridade. Só quem se esvazia de si consegue ter o olhar mais atento para o outro, para as necessidades do próximo. “Quem cuida dos pequeninos, está cuidando de Deus”. Ouçamos o Evangelho:

Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou
desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro
e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?' Então o Rei lhes responderá:`Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'.
(Mateus 25,31-46) Palavra da Salvação.

Peçamos ao Senhor que durante esta quaresma Ele nos ajude a vê-lo em nosso próximo, em cada pessoa que se nos apresenta, a cada um que cruza nosso caminho e que possamos amá-lo com toda a força de nosso coração. Meu irmão, minha irmã, oremos juntos:

Meu Senhor e meu Deus,

Quero contemplar-te na face do pobre que se apresenta diante de mim, quero contemplar-te em minha própria face, pois também sou pobre e pequeno diante de ti; Quero contemplar-te no riso sereno de uma mãe.

Quero adorar-te, Senhor, no olhar de um menino que pede um pedaço de pão. Do menino que cruza meu caminho, que me aborda no semáforo ou na rua. Fruto de nosso pecado social: esse menino muitas vezes nos assusta. Dá-me coragem, Senhor, para vencer o medo e o preconceito. Dá-me a capacidade de ver e sentir Tua presença nas pessoas e situações mais inusitadas. Que meu coração esteja aberto, vazio de mim e repleto de Ti. Dá-me a capacidade de te ver onde ninguém vê e ter a coragem de estender a mão ao meu irmão!

Concede-me a graça de ver a tua face no olhar do idoso que me pede um pouco mais de paciência e atenção e que eu possa te louvar te servir e te amar, não apenas com palavras, mas com gestos e atitudes concretas. Amém!


Clique aqui para baixar este texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário