quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Primeiro Retiro Online – 40 dias conectados em Deus!

Primeiro Retiro Online

Você pode baixar o áudio deste post em MP3 para ouvir no carro ou em seu player
Vivencia diariamente uma nova experiência em Deus. 

Você também pode baixar o texto em PDF, clicando aqui:

Participe do Primeiro Retiro Online - Quarenta dias conectados em Deus! 


Olá, meu irmão, minha irmã!

Muito obrigado por aceitar este convite para vivenciar e participar do Primeiro Retiro Online. Estaremos juntos durante quarenta dias, orando e jejuando uns pelos outros. Você pode ouvir cada reflexão no site que foi construído especialmente para esta ocasião, ou, se preferir, pode fazer o download para ouvir em seu carro ou em seu mp3 player. Se desejar, partilhe os arquivos com outras pessoas, desta forma você estará multiplicando a graça que recebeu!

A Internet é uma ferramenta poderosa e deve ser utilizada por todos nós: Cristãos, para o nosso crescimento pessoal e espiritual, assim como, para a evangelização e glorificação do Nome Santo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

É comum dizer que o internauta “navega” pela Internet. Sabemos que, quem navega, está sujeito às intempéries do mar bravio. No capítulo 8 do Evangelho de São Lucas (versículos 22 ao 24) está escrito:

“Aconteceu que, num daqueles dias, entrou Ele num barco em companhia de seus discípulos e disse-lhes: passemos para a outra margem do lago. E partiram. Enquanto navegavam, Ele adormeceu. E sobreveio uma tempestade de vento no lago correndo, eles, o perigo de soçobrar. Chegando-se a Ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre! Estamos perecendo! Despertando-se Jesus repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou e veio a bonança.” (Lucas 8, 23-24). Palavra da Salvação!

Meu amado irmão, minha amada irmã! Vejam o que está escrito: “enquanto navegavam, Ele adormeceu”. Quantas vezes navegamos pela Internet e deixamos Deus dormindo dentro de nós? Lá fora somos um, mas na web somos outro. Escondemo-nos atrás de “nicknames”, “fakes”, ou de perfis arrojados e sofisticados nas redes sociais. Vivemos uma vida de aparências...

Por outro lado, quantas vezes sentimos Deus adormecido em nossas vidas? Continuamos a navegar, vamos tocando o barco enquanto Jesus parece estar dormindo. Alguém pode se perguntar: “que Deus é esse que adormece enquanto eu navego? Como pode? O mar bravio está a me assustar e Jesus está a dormir?!”.

Meu amado, minha amada. Reflita: quão grande é a confiança que o Senhor deposita em cada um de nós! Ele nos confiou o leme do barco. Ele acredita em nós, muito mais do que nós mesmos acreditamos! Ele sabe que corremos o risco de levar o barco em águas impróprias; sabe que poderíamos seguir por águas perigosas; sabe que poderíamos ser seduzidos pelo canto das sereias e enganados pela sedução do mar, mas mesmo assim, Ele confia em nós e adormece em nosso barco!

Pensemos em nossas vidas... Como estamos navegando? Seguimos por águas tranquilas ou perecemos em mares bravios? Nosso barco segue em águas cristalinas ou estamos presos a pântanos e lamaçais de pecados?

Não é coincidência que o primeiro dia de nosso retiro aconteça nesta quarta-feira de Cinzas. Sabendo das tempestades de nossa vida espiritual, a Santa Igreja nos presenteia com a Quaresma: tempo favorável à conversão!  Veja você mesmo o que a Primeira Leitura de hoje nos diz:

“Somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu o pecado, Ele o fez pecado por nós, para que Nele fôssemos feitos justiça de Deus. E nós, na qualidade de cooperadores com Ele, também vos exortamos a que não recebais em vão a graça de Deus, porque ele diz: ‘Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da Salvação. ’ Eis, agora, o tempo, sobremodo oportuno. Eis agora, o dia da salvação.” Palavra do Senhor.

Minha amada irmã, meu amado irmão! Hoje é o dia da Salvação! O dia santo de Deus para nós é hoje! Não é amanhã, não será quando você e eu morrermos e formos para o céu, não! O dia da salvação é hoje!  Este é o dia que o Senhor nos fez! Sim, hoje é o tempo da salvação!

O grande evangelizador e músico, Martín Valverde, diz em suas pregações: “não espere tudo ficar bem para voltar para Deus. Volte para Deus e tudo ficará bem!”.

Talvez você possa pensar que essas palavras não são para você, afinal, você é fiel e está na caminhada há tanto tempo... Mas veja: não se trata de bater recordes em participações em missas ou grupos de oração. Não se trata de ser aquele velho paroquiano de sempre. Não se trata de repetir os mesmos acordes ou cantar as mesmas canções. Trata-se de ser um novo homem, uma nova mulher!

Sabemos o quanto isso é difícil, por isso clamamos a Jesus: “Senhor! Estamos perecendo. Salvai-nos!”. Envia Senhor, o vosso Santo Espírito e renova a nossa vida!



Cantemos irmãos! Oremos através desta belíssima canção do Rodrigo de Castro. Enquanto estiver cantando e orando, interceda peça a Deus o dom da conversão, interceda pelos seus familiares e amigos. Ore pelo nosso grupo e lembre-se de orar pelo autor da canção, interceda também por mim. Que o Senhor nos conceda o dom de uma vida renovada! Saiba que você não está sozinho:
- Eu também estou orando por ti!

Espírito Santo vem e renova a minha vida
Espírito Santo vem e transforma meu ser também

Eu quero ter o dobro da unção de Elias
Ver meu rosto brilhar como o de Moisés
Sobre essa montanha de ossos secos, Senhor!
Faz soprar seu amor e um exército se levantará


Meu amado irmão. Minha amada irmã,
Terminamos aqui o primeiro dia de nosso Retiro Online.

Guarde em seu coração as coisas boas Deus está fazendo! Guarde o sabor deste momento e continue orando pela unidade! Pense em Deus, pense em coisas boas e ore bastante pela nossa conversão: a minha e a sua. Que possamos cumprir a nobre missão de sermos “embaixadores de Cristo” em pleno século 21! Que possamos levar as bênçãos de Deus em nosso olhar, em nosso sorriso e em nossas atitudes!

Lembre-se: a Internet não substitui a presença viva da comunidade cristã. Este retiro online pretende ser apenas uma ferramenta a mais para a nossa conversão. É muito importante que você vá à Igreja e ore em comunidade. Se estiver afastado, vá se encontrar com Jesus no silêncio do sacrário e ouça o que Ele tem a lhe dizer!

Até o nosso próximo encontro. Agora eu o deixo com o sabor dos acordes desta linda canção...