sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Retiro online - Quarto Dia

Maltrapilho - Maninho

Paro por aqui
Não posso passar pela porta dos perfeitos
Proíbem meu jeito, defeito não é bem aceito aqui
Acesso negado.
Quero te seguir
Será que me deixam aproximar de Ti?
Tocar no Teu manto, comer da tua mesa, beijar Teus pés
Sentir o amor que não tem ressalvas, e que salva e que é meu
que me chama a estar contigo.
E assim posso esperar
que seja aquela mesma esquina
ou mesmo do lado de fora
ninguém merecerá
mas Tua graça me conforta
que deixa ao fim Te alcançar

Olá, meu irmão, minha irmã!
Nossa reflexão de hoje será sobre mérito. Etimologicamente, esta palavra é derivada do verbo latino “mereor”, que tem relação com melhor. Tem mérito aquele que é melhor: o atleta que se prepara durante muito tempo; faz exercícios e batalha pela vitória. Este tem o mérito do primeiro lugar ao pódio; tem o mérito da medalha de ouro, tem o mérito da palma da vitória.

Aquele que se esforça por algo, tem o mérito da posse: quem ama, merece ser amado; quem trabalha, merece ter salário. Meu irmão, minha irmã; se Jesus voltasse hoje, agora, neste exato momento, você teria o mérito de tê-lo perto de si?

Talvez você se sinta distante de Deus e não se sinta merecedor do amor de Jesus. Talvez você se sinta ainda menor quando outras pessoas “mais sábias”, “mais justas”, mais “certinhas” o olham com um olhar altivo de cima a baixo e, diante desta situação, você talvez diga a si mesmo: “eu não sou digno; não tenho mérito algum”. E, sentindo-se assim, tão pequeno, tão pobre, tão maltrapilho...

Talvez você pense em desistir e parar! Talvez você não se ache digno de estar entre pessoas tão perfeitas e distintas e, talvez estas pessoas nem queiram a sua presença. Você esteve distante e agora elas o olham como um estranho. Antes, o chamavam de irmão; antes o chamavam de amigo! Mas, agora você é apenas um estranho...

Mas que surpresa, meu amado, minha amada. Que surpresa quando Jesus se aproximar de ti, olhar em seus olhos e o chamar pelo nome; e o convidar: segue-me!
- Sim, meu amado, minha amada! Este momento é todo dedicado a ti! Neste momento, Jesus olha em seus olhos e fala em seu coração: segue-me! Porque Ele não veio procurar os merecedores; Ele não veio atrás dos justos, mas dos pecadores, dos fracos, dos oprimidos, dos maltrapilhos... Ouçamos sua Palavra:

“Viu um publicano chamado Levi assentado na coletoria e disse-lhe: segue-me. Ele se levantou e deixando tudo, o seguiu. Então lhe ofereceu Levi um grande banquete em sua casa. E numerosos publicanos e outros estavam com eles à mesa. Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus perguntando: porque comeis e bebeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes, Jesus: os sãos não precisam de médico e sim, os doentes. Não vim chamar justos e sim pecadores ao arrependimento.” (Lucas 5, 27-32) Palavra da Salvação!

Jesus não está atrás de mérito! Quem de nós o teria? Qual cristão pode dizer que tem algum mérito diante de Deus? Meu irmão, minha irmã: reflita nas palavras de Jesus: “Eu não vim chamar os justos e sim pecadores ao arrependimento”.  Ouçamos o chamado amoroso de Jesus. Não tenhamos medo! Há um trono de graça onde podemos nos achegar com confiança! Há um trono de graça onde podemos colocar nossas fraquezas! Acheguemo-nos a Ele...

Trono de Graça, Martín Valverde

Há um Trono de Graça.
Onde tu podes se achegar confiantemente, 
onde Seu amor te envolve completamente.
Há um Trono de Graça, Onde tu podes colocar tuas fraquezas,
pois nosso Rei tem vencido essas provas.
Achega-te confiantemente e alcançarás misericórdia.
Achega-te confiantemente e alcançarás graça e ajuda oportuna.
Pois nosso Rei tem penetrado o céu, sumo sacerdote temos em Jesus, o Filho de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário